quinta-feira, 16 de setembro de 2010

O que está por dentro das críticas aos candidatos de fora

Muitos candidatos praticamente caíram de pára-quedas em nossa região, nesse período eleitoral. Tudo bem apoiar um companheiro de partido e/ou coligação de outra cidade.

O problema é que muitos deles colam em candidatos locais, às vezes em excesso, deixando muitas dúvidas no ar. Fazem-se tantas promessas de apoio exclusivo, que isso acaba se virando contra quem tanto promete.

Sobre esses candidatos é inconcebível para nós, enquanto partidos populares, aderir ao sistema que exclui, sem maiores explicações, os candidatos considerados “de fora”.

A crítica aos candidatos de fora, por parte daqueles que reproduzem esta falácia, se esquece de que a luta é árdua nas organizações sociais, políticas e culturais, em defesa da transformação de nossa sociedade.

Assistimos, na campanha política municipal de 2008, candidato apoiado por outros de fora, utilizando-se desta crítica infundada. Como se a população não tivesse tomado conhecimento de que o veículo “caminhão de som” é o mesmo que chegou quando da recepção a um candidato a deputado federal, que chegou, de helicóptero, em um campo de futebol no município de Timóteo.

Disso se conclui que, às vezes, apoio excessivo pode atrapalhar certas campanhas, ou até mesmo confundir os eleitores.

Fica o recado.

Nenhum comentário: